Prevenção da Hipertensão – 5 dicas de como evitar

Gostaria de conversar sobre a importância da prevenção da hipertensão. A hipertensão, ou pressão alta, é uma condição que muitas vezes não apresenta sintomas visíveis, mas pode ter um impacto devastador na nossa saúde se não for tratada.

A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes das nossas artérias. Existem dois componentes que formam a nossa pressão arterial: a pressão sistólica, que é a pressão exercida quando o coração se contrai e bombeia sangue (máxima), e a pressão diastólica, que é a pressão quando o coração relaxa entre as batidas (mínima).

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, pode até ser normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

Quando a pressão arterial está alta, coloca uma pressão excessiva sobre o coração, fazendo-o trabalhar mais e eventualmente enfraquecendo-o. Além disso, a hipertensão pode engrossar e endurecer as paredes das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo para órgãos vitais.

Essa condição pode aumentar o risco de formação de coágulos sanguíneos, infarto, acidente vascular cerebral e demência, além de contribuir para a insuficiência renal e danos à visão.

A hipertensão pode afetar qualquer pessoa, no entanto, existem alguns fatores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolver a condição, incluindo excesso de peso, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, idade avançada, histórico familiar de hipertensão, dieta pobre e altos níveis de estresse.

Para evitar a hipertensão 

Mantenha um peso saudável

Estar acima do peso é um dos maiores fatores de risco para a hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. Mantendo um peso saudável, você pode reduzir muito a sua chance de desenvolver esta condição.

Exercite-se regularmente

O exercício físico regular é uma das melhores maneiras de manter a pressão arterial controlada. Ele fortalece o coração, ajuda a manter um peso saudável e reduz o estresse.

Lembre-se, a prevenção é o melhor remédio. A hipertensão é uma condição séria, mas com as medidas preventivas corretas, é possível reduzir significativamente o risco.

Adote uma dieta equilibrada

Alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e açúcares, como os alimentos ultraprocessados, podem aumentar a pressão arterial. Opte por uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas de qualidade.

Limite o consumo de álcool

O consumo excessivo de álcool pode aumentar a pressão arterial e também pode interferir na eficácia dos medicamentos para a hipertensão.

Controle o estresse

O estresse crônico pode contribuir para a hipertensão. Procure técnicas de gerenciamento do estresse, como meditação, yoga ou técnicas de respiração profunda. Procure ter contato com a natureza e foque em algo que você goste muito, como ouvir música ou ler um livro.

Incentive seus amigos e familiares a prevenirem essa comorbidade. Compartilhe esse conteúdo com eles! ❤️

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Dra. Claudia Benati
Olá 👋
Posso ajudá-lo?